Hoje , por iniciativa da Deputada Rejane Pitanga, aconteceu na Câmara Distrital a Sessão Solene de Lançamento da "Marcha das Margaridas".
Participaram do evento alguns secretários do GDF, professores , alunos e lideranças de diversos movimentos sociais.
"A Marcha busca dar visibilidade à luta das mulheres brasileiras que querem ser protagonistas de sua história" , afirmou Olgamir Amância, Secretária da Mulher. Segundo ela, o Governador Agnelo Queiroz determinou aos seus assessores que assumam a Marcha com as Secretarias de Governo.
QUEM FOI MARGARIDA?
Margarida Maria Alves era trabalhadora rural e foi, por 12 anos, presidenta do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande na Paraíba, quando foi cruelmente assassinada em 1983, defendendo os trabalhadores e trabalhadoras do campo. À frente do sindicato, fundou o Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural. A sua trajetória sindical foi marcada pela luta contra o analfabetismo, as injustiças e a exploração e pela reforma agrária.
O QUE É A MARCHA DAS MARGARIDAS?
É a maior mobilização de mulheres trabalhadoras do campo e da floresta. Esta será a 4ª Marcha rumo a Brasília, em busca de direitos previdenciários, contra a violência sexista, pel igualdade de direitos , pela segurança alimentar e por um novo processo de desenvolvimento rural voltado para a sustentabilidade da vida humana e do meio ambiente.
COMO PARTICIPAR ?
No pavilhão da Parque da Cidade, será montada a "Cidade das Margaridas", a partir das 7h da manhã do dia 16 de agosto. Nesse dia, acontecerão palestras, shows, oficinas e exposições de trabalhos artesanais de diversos Estados do Brasil. No dia 17, as mulheres seguirão em marcha para a Esplanada dos Ministérios , a partir das 7h. As mulheres de Brasília e do Entorno se juntarão às Margaridas por volta de 8h, próximo à Rodoviária do Plano Piloto.
Por volta de 14 horas, após o encerramento da Marcha , a Presidenta DILMA visitará a "Cidade das Margaridas".
*Mais informações no site da Contag (www.contag.org.br).
Nenhum comentário:
Postar um comentário