Ela já foi a escola mais problemática da cidade. Chegou a ser apelidada de"Carandiru" e de "filial do CAJE" pela comunidade; isso porque era a que mais recebia alunos em "Liberdade Assistida" e registrava muitos casos de violência. Além disso, havia muitas grades. Para completar o quadro, as turmas eram lotadas e a participação dos pais deixava a desejar; o que dificultava muito o trabalho dos professores.
Hoje, o quadro mudou. Segundo o coordenador Jeferson, "pais de alunos que há anos estudaram na escola se espantaram com o que viram quando voltaram para matricular seus filhos". As grades foram reduzidas, jardins gramados e belas árvores enfeitam todos os espaços da escola; o piso e as paredes estão muito limpos e pintados em cores alegres; painéis com fotos do corpo docente expoem frases de boas vindas aos alunos. Não se vê sinais de depredação, contrastando com outros CEFs do DF . É um ambiente onde todos sentem prazer em ficar .
A aluna Beatriz Gomes, do 6º ano A, falou de seu encantamento quando viu a escola onde começou a estudar neste ano: "Achei a escola linda! Minha mãe perguntou se eu queria estudar nessa ou em outra escola. Eu é que escolhi essa. Aqui tem menos violência, é mais tranquilo, as salas são pintadas, tem carteiras e quadros novos, tem muita área gramada..."
"A mudança no quadro começou com a redução do número de alunos por turma, graças à inauguração do Centro de Ensino Fundamental 03, e continuou devido ao bom gerenciamento da escola e à aplicação correta das verbas públicas. A Direção demonstra preocupação com os alunos e com a comunidade. Foram organizados vários eventos com a participação dos pais. Os alunos se sentiram bem tratados e passaram a ver a escola de modo diferente. Eles têm retribuído tratando a escola bem", afirma o professor Janduy, assistente da Divisão Regional de Ensino.
Domane
Corrreção: "boas-vindas" se escreve assim; com hífen.
ResponderExcluir*Domane