terça-feira, 21 de junho de 2011

A PESQUISA ENJEITADA

DEZ EM 10 ANALISTAS TINHAM CERTEZA QUE A POPULARIDADE DE DILMA NÃO RESISTIRIA ÀS DENÚNCIAS CONTRA PALOCCI. TODOS ACHAVAM QUE ELA CAIRIA. MAS OS PROGNÓSTICOS ESTAVAM ERRADOS.
    A recente pesquisa da Datafolha, a primeira e, até agora, única destinada à divulgação feita depois da demissão de Palocci, é uma espécie de patinho feio. Sua própria mãe, o jornal que é dono do instituto, a enjeitou.
    Ao contrário das que habitualmente manda fazer, essa recebeu tratamento editorial comedido, para não dizer o mínimo. Nada do coro de artigos elogiando o levantamento, nem a profusão de comentários destinados a ressaltar sua repercussão.
    Os demais veículos foram igualmente discretos na apresentação e interpretação dos resultados. Os colunistas políticos se limitaram a registrá-los, quase que por obrigação. Apenas alguns especialistas foram ouvidos.
    A razão para isso é simples: a pesquisa trazia números diametralmente opostos aos que a mídia esperava (...)
    Como a pesquisa dizia que, longe de estar em queda, a avaliação do governo estava em alta, melhor deixá-la de lado. Mais fácil que reconhecer que os prognósticos estavam errados (...)
*Marcos Coimbra - presidente do Instituto Vox Populi

Nenhum comentário:

Postar um comentário