A presidenta Dilma Rousseff chega hoje a Brasília com a sensação de dever cumprido. Sua viagem à China superou as expectativas iniciais, segundo o chanceler Antônio Patriota e o assessor de assuntos internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, em vários temas: atração de investimentos, comércio e reformas da Organização das Nações Unidas (ONU) e de outras instituições globais (...)
AVANÇOS
INVESTIMENTOS
A presidenta Dilma saiu da China com três importantes acordos na área de investimentos externos no Brasil, com a Huawei, a ZTE e a Foxconn. Se todas as previsões forem confirmadas, o valor chegará a US$ 12,5 bilhões.
INDÚSTRIA E COMÉRCIO
O governo brasileiro sentiu maior disposição da China em abrir o seu mercado a produtos externos. Um exemplo foi a liberação da carne de porco brasileira.BRICS
O fórum entre Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul se consolidou no cenário mundial e a tendência é que o bloco se fortaleça não só na negociação com outros fóruns, mas também nas parcerias entre esses países.
Foram assinados vários acordos nessa área; um dos principais fala da instalação de um laboratório virtual da EMBRAPA e da continuidade do projeto de satélite CBERS para monitoramento das mudanças climáticas.
*Denise Rothenburg - Correio Braziliense
Postado por Domane Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário